terça-feira, 4 de novembro de 2008

Efeito de estufa - bom ou mau?

Ao decorrer normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado principalmente por gases como o dióxido de carbono, crofluorcarbonetos (CFC), metano, ácido nítrico e ozono, que permitem a manutenção das temperaturas necessárias para a existência de vida na Terra, cerca de 15ºC (temperatura média global). Se este fenómeno não se realizasse a temperatura média global seria de -18ºC. A esta temperatura a água estaria congelada e não seriam possíveis as formas de vida existentes no nosso planeta. O nome deste fenómeno deve-se à analogia com o que acontece numa estufa de plantas em que o vidro ou o plástico que a cobre, funciona como um "captador" de energia, sendo no caso da Terra a atmosfera a ter esse papel.
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
O problema do efeito de estufa é que devido à poluição provocada pelo homem (sobretudo a partir da revolução industrial no século XIX), a percentagem de gases como o dióxido de carbono libertada para a atmosfera aumentou cerca 25%, o que contribuiu para o aumento do efeito de estufa e, consequente, para o aquecimento global.


Sem comentários: